21 de maio de 2015 leandro

Jogos infantis educativos estimulam o aprendizado

Se você desconhece a importância dos jogos infantis educativos, está na hora de se informar a respeito. Ensinar por meio da diversão é uma das ferramentas mais utilizadas pelos professores em sala de aula nos dias de hoje. Envolver o aluno em uma atividade lúdica, ao mesmo tempo em que ele absorve conteúdo ou desenvolve seu potencial, é uma estratégia fundamental.

Trata-se de um instrumento pedagógico utilizado em todos os níveis de ensino, da Educação Infantil ao Ensino Médio. “No momento de planejar a aula fazendo uso de algum jogo, o professor precisa ter a clareza de qual a sua intencionalidade, bem como a faixa etária e interesse do grupo”, explica a professora da Educação Básica da Escola de Aplicação da Universidade Feevale, Fernanda Gabriela Lampert.

Ela conta que todo jogo tem função educativa no momento em que proporciona a produção de conhecimento na sala de aula. Dessa forma, continua, os jogos infantis educativos podem ser utilizados individualmente e em grupos, bem como podem ser pensados como estratégia educativa em todos os componentes curriculares.

Jogos infantis educativos: objetivos
Para a professora, é possível entender os jogos infantis educativos como tendo funções lúdica e educativa simultaneamente. “Lúdica, uma vez que a criança tem prazer ao jogar, sua curiosidade é estimulada e jogar desenvolve seu raciocínio lógico. Já a função educativa, está atrelada ao conhecimento produzido”, comenta Fernanda.

Contribuições de pensadores da área da educação, como Vygotsky, salienta Fernanda, indicam que a aprendizagem acontece por meio de interações, dessa forma os jogos infantis educativos têm influência significativa no desenvolvimento da criança, uma vez que acontece essa interação.

“No que diz respeito ao uso de jogos educativos, acredito que podem e devem ser utilizados em diferentes situações, não apenas no período de alfabetização, pois ele oportuniza aprendizagens de uma forma lúdica”, salienta a educadora.

Ainda citando o pensador Vygotsky, a professora fala da participação da família no processo de aprendizagem por meio dos jogos infantis educativos. Segundo Vygotsky, no desenvolvimento da criança, a brincadeira tem papel importante, uma vez que o aprendizado acontece por interações. E por que não incluir a família?

“Dessa forma, a criança vivencia situações de produção de conhecimento no contexto familiar, com momentos significativos de aprendizagens. O que é importante de ser observado é que o jogo no contexto familiar tem uma função mais lúdica, empírica; na escola, o objetivo do jogo transcende o lúdico”, conclui Fernanda

Fonte: Portal Terra