22 de julho de 2015 leandro

MEC anuncia a criação de novos cursos de Medicina em todo o país

O Ministério da Educação e da Saúde anunciaram a criação de 36 novos cursos de Medicina em todo o Brasil. Os novos cursos, que vão totalizar 2.290 vagas de graduação em faculdades particulares, foram criados dentro da estratégia do Programa Mais Médicos, que visa reestruturar e ampliar o atendimento médico no país, e terão um prazo de 18 meses para começarem a funcionar.
De acordo com os ministérios, as 36 cidades contempladas não têm faculdade na área e não são capitais de estado, o que contribui para a interiorização do ensino médico. A seleção das Instituições de Ensino Superior (IES) foi realizada ao longo de três fases. Primeiro, em fase eliminatória, foram selecionadas as instituições que atendiam aos pré-requisitos relativos à saúde financeira da instituição, do plano de negócios, e da capacidade econômico-financeira para ofertar curso de medicina. Em seguida, foi analisada a experiência regulatória das habilitadas por meio dos seguintes critérios: indicadores de qualidade das IES vinculadas e indicadores dos cursos da área de saúde, oferta de curso de Medicina, existência residência médica e pós-graduação stricto sensu e processos de supervisão.
A fase final, de análise e classificação das propostas, selecionou os melhores projetos. A avaliação foi realizada por especialistas, médicos professores de Medicina de universidades federais, integrantes da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas. Foram avaliados o projeto pedagógico, o plano de infraestrutura da instituição de educação superior, de contrapartida à estrutura de serviços, ações e programas de saúde do município, plano de implantação de residência médica e o de oferta de bolsas para alunos.
São Paulo receberá a maior oferta dos novos cursos
O estado de São Paulo é o que mais oferecerá novos cursos de medicina autorizados pelo Ministério da Educação. Serão 12 cidades, com um curso cada, o que totaliza 930 vagas. Os municípios contemplados são: Araçatuba, Araras, Bauru, Cubatão, Guarujá, Guarulhos, Jaú, Mauá, Osasco, Piracicaba, Rio Claro, São Bernardo do Campo e São José dos Campos.
As instituições selecionadas foram: Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium de Araçatuba, Faculdade São Leopoldo Mandic de Araras, Universidade Nove de Julho, Universidade Santa Cecília, Universidade do Oeste Paulista, Universidade Nove de Julho de Mauá, Universidade Nove de Julho de Osasco, Universidade Anhembi Morumbi de Piracicaba, Universidade Anhembi Morumbi de Rio Claro, Universidade Nove de Julho de São Bernardo do Campo e Universidade Anhembi Morumbi de São José dos Campos.

FONTE: Guia do Estudante

Av: Edmundo Pinheiro de Abreu, Nº 888 - Setor Marista - Goiânia-GO -