1 de julho de 2015 leandro

Estudante brasileiro é premiado em feira de ciências nos EUA

Com a pesquisa sobre um antiviral natural, o estudante cearense Helyson Lucas Bezerra Braz conquistou medalha de bronze na maior feira de ciências estudantil de nível médio do mundo, a Intel International Science andEngineering Fair (Isef), realizada em Pittsburg, EUA, em maio deste ano. Ele se prepara, agora, para apresentar a nova etapa de seu trabalho na famosa Genius – International High School Environmental Project Olympiad, prevista para junho de 2016, em Nova York.

Aluno do campus de Limoeiro do Norte do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Helyson iniciou a pesquisa com dados coletados na sua comunidade, a pequena Iracema (aproximadamente 14 mil habitantes), a 296 quilômetros de Fortaleza. A população local costuma usar vegetais ricos em vitamina C para combater os sintomas da gripe. Com a mistura de acerola, caju, goiaba e óleo de romã, Helyson preparou o que denomina de polpa, que se mostrou um poderoso antiviral.

A orientadora da pesquisa, professora Renata Chastinet, conta que foram realizados testes em pessoas que tomaram o medicamento natural e em outras a quem foi ministrado remédio industrializado. Aquelas que tomaram a polpa tiveram melhora no sistema imunológico, com aumento de leucócitos, redução de sintomas e destruição mais rápida do vírus.

“Ele descobriu que as substâncias agem no envoltório dos microrganismos”, diz a orientadora.
Nessa nova etapa, que será apresentada em Nova York, a pesquisa está na fase computacional. “Agora, é bioinformática”, explica o estudante, que simula no computador mutações do vírus para verificar como estes reagem às substâncias da polpa. “A expectativa para Nova York é de bons resultados para a pesquisa, divulgando práticas com medicamentos naturais”, diz Helyson, que completou 19 anos e pretende seguir a carreira de pesquisador nos cursos de farmácia, química ou biotecnologia.

Fonte: Portal do Mec

Av: Edmundo Pinheiro de Abreu, Nº 888 - Setor Marista - Goiânia-GO -