2 de julho de 2015 leandro

Moralidade e Ética são essenciais para o convívio coletivo

“O homem possui três amores: a pátria, a família e a verdade. Em prol do primeiro amor, abandona-se o segundo. E em prol da verdade, abandona-se a pátria e a família”. Com a citação de Ruy Barbosa, representante brasileiro na II Conferência da Paz, em Haia, 1907, o médico e diretor Prof. Dr. Waldemar Naves do Amaral iniciou a Aula Ética e Moralidade, ministrada na manhã do dia 26 de junho, para os alunos do Ensino Médio do Colégio Medicina.

Palestra do Pr. Dr. Waldemar do Amaral

O Prof.Dr.Waldemar do Amaral listou três princípios fundamentais para o bom relacionamento e convivência de uma sociedade, que são a Moralidade, a Ética e a Legalidade.

Ele destacou o primeiro como o mais importante. “A Moralidade é oriunda da criação e educação de um indivíduo. Sua educação fica enraizada em sua personalidade e em sua forma de agir eternamente”, detalhou. Dentro deste princípio, ele ressalta o civismo, que é o amor a pátria e sua defesa.

O respeito ao próximo, ao coletivo e à sociedade é uma das maiores provas da moralidade, segundo o médico. “A relação entre os amigos deve estar em paridade. Um respeita o outro. Um pode tratar o outro como concorrente, mas não como inimigo”, salientou. Dentro do conceito de coletividade, ele frisou que uns podem não concordar com a opinião dos outros, mas deve-se respeitar para que haja harmonia e paz.
Conquistar sem prejudicar o próximo

“Para as conquistas, não é preciso pisar na cabeça de ninguém”, salientou o médico. Além disso, refletiu o diretor, é precisoatuar conforme a Ética. Ele destacou o Código de Ética Médica, que deve ser seguido por todos os médicos.

“A Ética pode ser mutável, mesmo que pouco, e é imprescindível para a atuação de qualquer profissional e de qualquer cidadão que queira viver bem perante a sociedade”, detalhou, acrescentando, ainda, que o princípio da Legalidade é o mais mutável e rege a civilidade.

Por fim, o Prof. Dr. Waldemar do Amaral afirmou que a estabilidade emocional, o saber conversar, eo entender o outro são imprescindíveis para o desenvolvimento humano.

“Fazem toda a diferença para o cumprimento da Ética e da Moralidade. Seu currículo é sua história de vida, por isso, é fundamental ser ativo diante da comunidade e fazer o bem”, pontuou.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Colégio Medicina

Av: Edmundo Pinheiro de Abreu, Nº 888 - Setor Marista - Goiânia-GO -